segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

5 HÁBITOS BAGUNÇANDO O SEU METABOLISMO

Eu estava lendo alguns artigos na Internet e um deles - baseado no livro The Little Book of Thin, de Lauren Slayton, sobre como bagunçamos diariamente o nosso metabolismo me interessou muito! Selecionei algumas dicas que podem nos ajudar de maneiras bem simples a reajustar alguns hábitos trapaceiros em prol de melhorar as nossas queimas de calorias diárias. São tão básicos que eu não poderia deixar de passar adiante! Vamos lá:

1. VOCÊ NÃO BEBE ÁGUA O SUFICIENTE

Fato super curioso que eu nunca tinha parado pra imaginar: Boa parte da nossa queima de calorias se dá através do nosso corpo trabalhando para esquentar água fria para 98.6°. Isso quer dizer que se consumimos chá quente o tempo todo, a ingestão de líquidos não será tão eficaz para o metabolismo quanto se bebermos água fria!

Beba água




























2. VOCÊ TEM O HÁBITO DE FAZER UM LANCHINHO À MEIA NOITE

Esse é de praxe pra mim. Como sempre durmo muito tarde (sofro de insônia), acabo visitando a geladeira altas horas! Esse tópico levantado por Slayton vai contra a maré de muitas pesquisas que defendem a importância de comer regularmente. A autora diz que costuma sugerir aos clientes um período de 12 horas sem comida, pois quando se faz um lanche de meia-noite e um café da manhã às 7 da manhã, estamos machucando o nosso metabolismo.

Deve-se evitar assaltar a geladeira à noite














3. VOCÊ CORTA CAFEÍNA DA SUA DIETA

Embora o café tenha uma má reputação, inserir algumas pequenas doses da bebida em sua rotina pode dar um ligeiro impulso na queimação de calorias. Muito amor, né?! Com moderação, o café auxilia o nosso metabolismo a correr em alta velocidade! <3





























4. VOCÊ SE PRIVA DE DORMIR

Quando nos privamos de sono, os hormônios que controlam o apetite ficam fora de sintonia, nos sentimos mais famintos e passamos a comer mais. O que Lauren Slayton recomenda é uma boa noite com pelo menos 7 horas de sono. Preciso por em prática já!

Você se priva de dormir
















5. VOCÊ ESTÁ CONSTANTEMENTE ESTRESSADO

Além de ser a pior sensação de todas, a de estar sempre preocupado, ainda faz um mal terrível pro seu metabolismo. O hormônio ativado pelo estresse, o Cortisol, torna seu corpo mais propício ao armazenamento de gordura! Pra ir de frente com um perigo desses, é bom tentar algumas técnicas de relaxamento. Eu aconselho sempre praticar seus hobbies preferidos, pois ajuda a desligar a mente das preocupações.

Mulheres estressadas



















Algumas pequenas mudanças só dependem da nossa vontade de melhorar nossos hábitos. Mais importante do que perder peso, manter nosso metabolismo acordado por mais tempo nos dará a disposição necessária pra enfrentar todos os quebra-cabeças do dia a dia, praticar exercícios, e ir enrolando um pouco mais a idade enquanto ela vai chegando. Rsrs. Espero que gostem e consigam colocar em prática algumas das dicas acima! 

O artigo original em inglês pode ser encontrado no link: Women's Helth - Ele aborda ainda outros aspectos relacionados à vitaminas e exercícios. Deixo essas peculiaridades para profissionais das áreas de saúde e nutrição. Mas, caso tenha curiosidade, vale a pena conferir!

2 comentários:

  1. Legal o texto, mas queria só explicar umas coisinhas..

    O corpo trabalha para aquecer a agua para 98 F, que é igual a 36.6° C.
    A caloria utilizada em alimentos na verdade corresponde á 1000 calorias na física.

    Ou seja, para aquecer 2 litros de agua à 0° C até 37° C são necessárias:
    2000 * 37 = 74000 calorias (físicas)

    Com isto, ingerir 2kg de gelo por dia, vai consumir 74 calorias alimenticias.

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    1. Muito bom, Tanure! Muito obrigada pelas coisinhas! Rsrs.Eu realmente não domino sobre o assunto, meu comentário foi baseado apenas nas informações do livro. ^-^ Pelo menos tá fazendo tanto calor em todo canto, que a água geladinha vem a calhar ainda assim, né?! Rsrs.

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